Entender o que é valuation significa saber que sua empresa tem um valor de mercado, saber calcular esse valor e, ainda, compreender a importância de tudo isso.
Todos os dias, as empresas convivem com a entrada e saída de dinheiro. Pagamentos de funcionários, obrigações fiscais, investimentos, parcerias, entre outras.
E não é comum encontrarmos notícias de companhias de grande porte que adquirem outras pagando um valor por essa transação.
Neste post vamos explicar o que é valuation, quais os aspectos iniciais a serem considerados no cálculo, quais as diferentes maneiras de se estruturar essa análise e qual a importância de uma empresa investir nesse procedimento.
O que é valuation?
Valuation (ou em português, avaliação de empresas) é, simplificando, o valor de um empreendimento. O cálculo desse valor é baseado na soma de seu valor presente com a capacidade financeira que ela representa para o futuro.
Essa estimativa abrange também as percepções de investidores e cliente sobre o negócio, o envolvendo toda uma análise sobre a posição que ocupa no mercado e toda a previsão de retorno de investimento nas ações da empresa.
Ou seja, não se trata apenas do produto em estoque ou do serviço prestado, mas sim de todo o impacto gerado pela marca.
Podemos utilizar como exemplo a marca Dove. Inicialmente, ela era associada a sabonetes super hidratantes e cremosos.
Ao longo dos anos, porém, ela se tornou uma embaixadora da beleza da mulher real, apostando em uma discussão mais profunda sobre a beleza e quebra de estereótipos.
Através disso, a marca se destacou na categoria de produtos de beleza, ampliando seu portfólio de produtos e se tornando referência por seu posicionamento. Esse aspecto, sem dúvidas, é refletido em seu valor de mercado.
A mesma coisa acontece com a Coca-Cola. De fato, a marca é reconhecida por seu famoso refrigerante, mas não é preciso pensar muito para entender as razões pelas quais ela vai muito além disso.
Através de suas campanhas e ações, a empresa promete muito mais do que uma bebida saborosa. Ela representa o desfrutar de boas sensações, de momentos especiais em família, amigos e todo um estilo de vida que celebra a felicidade.
Esses aspectos, que fizeram dela esse grande sucesso de globalização, não podem ser ignorados quando se trata do quanto todos eles valem juntos.
Aspectos considerados no cálculo
Você é um empreendedor, já sabe o que é valuation e quer, enfim, descobrir quanto vale sua empresa.
É importante dizer que, para empresas que começaram suas operações agora, há uma dificuldade maior em definir o valor, por conta da falta de histórico que permita a avaliação.
[wd_hustle id=”1″ type=”embedded”/]
Por outro lado, isso não significa que calcular seu valuation não seja importante, já que é através dele que empresa pode ter um ponto de partida para mostrar seu valor e investir em seu crescimento.
Os pontos de partida para identificar o valor da sua empresa, em maioria, são:
- Fluxo de caixa: uma estimativa focada nos próximos períodos (considerando itens como produtos, equipamentos, nível de inovação, finanças e capital humano);
- Taxa de desconto: valor que representa os riscos do negócio com outros investimentos;
- Valor atual: corresponde à soma dos dois valores anteriores, resultando no preço atual do negócio e considerando também fatores futuros.
Métodos de cálculo de valuation
Destacamos acima alguns pontos de partida para calcular o valor do seu negócio. Porém, existem outros métodos que também podem ser utilizados, de acordo com a necessidade de cada empresa.
Vejamos de forma resumida um pouco mais sobre cada um:
Fluxo de Caixa Descontado ou DFC (Discounted Cash Flow)
O método do DFC ou fluxo de caixa descontado, é o mais utilizado e funciona como um ponto de partida, como mostramos anteriormente.
Ao considerar uma projeção dos fluxo de caixa futuros e aplicar uma taxa de desconto para contextualizá-los no momento presente, a gestão entende que o dinheiro perde valor ao longo dos anos.
Múltiplos de Mercado
Neste modelo de cálculo de valuation, a gestão procura por indicadores relevantes através de outras empresas do mesmo setor, permitindo uma comparação com seu valor de mercado.
Estes indicadores podem ser:
- o faturamento;
- o lucro;
- o potencial financeiro;
- número de clientes, assinantes ou usuários (para o público online).
O importante é considerar que cada empresa tem seu momento específico e diferentes rentabilidades.
Valor Patrimonial ou Contábil
O valor patrimonial ou contábil é um método avalia todo o patrimônio líquido de um empreendimento. Para isso, os fatores considerados são:
- soma de ativos circulantes (valores em caixa, a receber de clientes, despesas antecipadas, entre outros);
- soma de ativos não circulantes (equipamentos, veículos, imóveis);
- subtração de dívidas e outras obrigações financeiras do empreendimento (fornecedores, obrigações trabalhistas, fiscais, entre outras).
Liquidação
Esse é um método ao qual as empresas esperam não ter que recorrer, pois é sinônimo de encerramento das atividades.
Ele também leva em conta ativos tangíveis como as propriedades, equipamentos, veículos, entre outros itens, calculando por quanto a empresa poderia ser vendida naquela situação.
Seu diferencial é que considera também a variável de tempo, visto que ele é usado em circunstâncias em que a venda precisa acontecer o mais rápido possível.
Importância do cálculo de valuation
Entender o que é valuation e manter o cálculo do seu negócio em dia é essencial. Imagine se você vai até o supermercado e o item que você deseja comprar está muito acima do que ele realmente vale. Você compraria? Certamente não.
Da mesma forma, um produto com um valor abaixo do que ele realmente vale pode até ser bom para o comprador, mas para quem está vendendo com certeza é um grande prejuízo.
O mesmo acontece com as empresas. Para quem deseja vender o negócio, seus ativos ou mesmo começar uma sociedade, é necessário ter um valor como base para as negociações. O objetivo é ter negociações justas e saudáveis para ambas as partes.
Mais do que isso, essa análise pode proporcionar benefícios incríveis para o próprio desenvolvimento do negócio, como:
- Possibilita que a gestão identifique aspectos positivos do negócio, que o diferenciam no mercado, assim como aqueles que estão menos atrativos e que precisam de mais investimento em melhorias;
- Auxilia na definição de estratégias mais assertivas para o negócio, além de permitir o acompanhamento dos números e resultados.
Agora que você já sabe o que é valuation e entende que o passivo trabalhista é um fator determinante para o valor do seu negócio, saiba mais sobre o Contrato Verde e Amarelo.