Você sabe o que é endomarketing? Esse conceito pode até parecer novo para você, mas ele está cada vez mais ganhando espaço e importância dentro das empresas.
A valorização do ambiente interno das empresas, o bem-estar de colaboradores e seu engajamento com as metas do negócio como um todo têm demonstrado serem pontos que merecem uma atenção especial, que antes gestores não tinham.
Como as corporações que investem em aprimorar esse relacionamento e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de profissionais têm mostrado resultados positivos, essa passa a ser um diferencial competitivo promissor.
Mas como, de fato, conseguir aplicar esse modelo de gestão? O endomarketing é uma estratégia totalmente voltada para esses objetivos.
Se você não sabe o que é endomarketing, continue lendo este artigo. Nele, vamos explicar de maneira simples e clara o que é endomarketing, qual sua importância e vantagens que essa metodologia representa.
O que é endomarketing?
O endomarketing é um modelo de gestão que une a área de recursos humanos com marketing. Suas estratégias são voltadas para o ambiente interno de uma empresa, especialmente sobre seus colaboradores.
Ou seja, diferentemente do marketing que tradicionalmente foca no cliente final e sua decisão final de compra, esse se preocupa com os profissionais que trabalham de dentro.
O objetivo principal é conseguir manter todos os componentes da empresa engajados e motivados, com vontade de conquistar bons resultados.
São diversas as ações que compõem o endomarketing. Elas vão desde a comunicação interna, as políticas de remuneração estratégica, e inclusive, eventos voltados para os colaboradores e o cuidado com a decoração do local de trabalho.
O departamento de RH é o que procura levantar e entender as necessidades do colaborador, os problemas que surgem, o clima organizacional de forma geral. Tudo que precise ser considerado para avaliar uma estratégia que possa motivar os colaboradores.
Pensando em conjunto com o setor de marketing, é possível pensar metas e ações que vão tornar possíveis os resultados interessantes, de forma a serem úteis para ambas as partes.
Qual a importância do endomarketing?
Já entendemos o que é endomarketing, mas qual a importância de se preocupar com a divulgação interna, afinal?
Pode não parecer, mas a opinião e a visão do público interno de uma empresa podem influenciar muito na visão que clientes externos têm dela, provocando prejuízos que poderão a longo prazo afetar o negócio.
Não é difícil entender essa premissa, já que um funcionário consegue vender muito mais o produto quando o conhece realmente e, acima de tudo, acredita no que está vendendo.
Um funcionário desmotivado e insatisfeito pode acabar com toda uma imagem de empresa bem conceituada e desenvolvida. As pessoas começam a pensar que aquele não é um lugar bom para se trabalhar, e logo, seus produtos ou serviços também não são bons.
Nesse sentido, o endomarketing está diretamente relacionado à ligação entre empresa e seu colaborador. Por isso, busca agir no relacionamento, na integração e no incentivo aos colaboradores.
Consequentemente trará resultados satisfatórios em quesitos como motivação, rotatividade de profissionais, desempenho, produtividade, entre outros.
A comunicação interna, por exemplo, faz parte da estratégia de endomarketing. Ela é a responsável por fazer com que a informação circule internamente, promovendo todo um sentido de pertencimento e participação a cada colaborador.
Assim, todos os funcionários ficam sabendo sobre a posição de empresa e marca no mercado, que produtos e serviços está desenvolvendo, de quais eventos participou e teve destaque e comunicados oficiais, por exemplo.
Além disso, também deve fortalecer missão, visão e valores do negócio, garantindo que estejam alinhados com os profissionais que ali atuam.
Vantagens de investir em endomarketing
Agora que você já sabe o que é endomarketing e qual a importância dele para a fortalecer a imagem da empresa, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens desse investimento.
Sim, o endomarketing é um investimento, porque não é uma tarefa simples como parece. Envolver departamentos e equipes através de mensagens persuasivas e que criem um ambiente e imagem atrativos exige conhecimento e profissionalismo.
Veja os benefícios de seguir com essa estratégia:
Produtividade
A motivação é um elemento diretamente relacionado à produtividade do colaborador. Ao estar motivado, o profissional se dedica mais a fazer com que as tarefas tenham mais êxito e buscam fazer com que o tempo de trabalho renda mais, resultando em uma produtividade maior.
Para a empresa, isso significa mais lucro para o negócio.
Satisfação com o trabalho
A satisfação com o trabalho é uma meta bem desafiadora. Os colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho não se preocupam com salário o tempo todo. Eles executam as tarefas com cuidado e dedicação, porque gostam de estar ali.
Criar um ambiente de convívio de trabalho que proporcione essa sensação torna a jornada muito mais prazerosa e isso se reflete nos resultados da organização.
Retenção de talentos
As empresas que recrutam profissionais com potencial têm muito a ganhar. Mas o que o endomarketing a ver com isso?
Bom, investir na qualidade de vida e satisfação dos colaboradores, além de diminuir a evasão de talentos recrutados, também permite que novos talentos sejam modelados durante a evolução da empresa.
Mais do que recrutar talentos que busquem uma empresa preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, imagine quão incrível é ter oportunidade de desenvolver e fidelizar talentos que terão comprometimento e apego ao negócio.
Estes talentos serão líderes preciosos para novas conquistas da organização.
Clima organizacional
O clima organizacional interfere na desenvoltura da empresa. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente pesado, onde não se vê empatia e troca de aprendizado.
A partir das ações de endomarketing é possível aproximar ainda mais os profissionais, melhorando o relacionamento entre eles. Assim, tanto o trabalho individual, quanto o coletivo, se fortalecem e fluem de maneira mais produtiva e leve.
Fortalecimento de marca
Quando falamos no fortalecimento de marca, estamos nos referindo aos lucros, provindos da produtividade de colaboradores engajados e a otimização de seu trabalho, mas também de toda a visão externa que a empresa ganha.
Os profissionais são grandes responsáveis por boa parte da valorização da marca, por meio do que compartilham com familiares e amigos. Eles conhecem a empresa de dentro, e por isso, sua opinião têm tanta importância para quem a conhece através deles.
Investir em endomarketing é também pensar na propagação dos valores e do espírito de trabalho de toda a organização, revelando colaboradores que se conectam verdadeiramente com estes elementos e que por isso se dedicam tanto à suas funções.
O resultado é uma marca com ainda mais prestígio, interno e externo.
Como pudemos ver, essa estratégia é muito importante e representa muitas vantagens para as empresas que a aplicam de forma correta. Agora que você já sabe, enfim, o que é endomarketing, confira também nosso artigo sobre comunicação interna 4.0! Ah! Não deixe de conhecer nossa agência de comunicação interna.