RH

6 estratégias para engajar os colaboradores

Em um contexto empresarial onde a performance dos colaboradores é fundamental para o sucesso organizacional, engajar as equipes se torna um grande desafio para alcançar resultados satisfatórios. Nesse cenário, o desempenho das pessoas está diretamente ligado ao sucesso da organização.

A maneira como a gestão de pessoas acontece pode determinar o alcance de resultados satisfatórios ou não. Engajar as equipes para alcançar níveis mais altos de desempenho é uma estratégia eficaz. Entre os fatores que podem desestimular os colaboradores e comprometer o desempenho deles é a falta de feedback adequado.

Oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do líder. É o que aponta levantamento da Michael Page e Page Personnel com candidatos a vagas de emprego. O desempenho abaixo do que se espera de um líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa como por quem está desanimado no emprego.

Cultura organizacional, liderança e feedback

A cultura organizacional de uma empresa representa a forma como o feedback é percebido e utilizado. Em ambientes onde a transparência, a comunicação aberta e a aprendizagem contínua são incentivadas, a prática é mais provável de ser bem recebida e aproveitada pelos colaboradores.

Por outro lado, em culturas onde o medo do erro ou da crítica é predominante, o feedback pode ser temido e até mesmo ignorado. Isso cria um clima interno de desconfiança e desengajamento, impedindo o crescimento e desenvolvimento tanto individual quanto organizacional.

Um dos principais obstáculos para um feedback eficaz é a falta de habilidades de liderança adequadas. Muitos gestores não foram treinados para fornecer uma devolutiva de maneira construtiva e significativa. Isso pode resultar em avaliações vagas, ambíguas ou mesmo prejudiciais, que não fornecem orientação clara para os colaboradores melhorarem.

Além disso, líderes despreparados podem evitar dar feedback por medo de conflitos ou por simples falta de tempo, o que leva a uma falta de comunicação e desenvolvimento dentro da equipe.

Leia também: 5 dicas para combater a desmotivação no trabalho →

6 estratégias para engajar os colaboradores na sua empresa:

O feedback não é apenas uma ferramenta de gestão. É importante que a liderança e os colaboradores entendam essa prática como uma ferramenta para o crescimento e desenvolvimento individual e organizacional. Isso requer uma mentalidade aberta para receber e dar críticas de forma construtiva. Implementar uma cultura de feedback eficaz é essencial para aumentar o engajamento das equipes e promover um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.

  • Ambiente confiável: Um ambiente onde a comunicação aberta e honesta seja valorizada significa encorajar os colaboradores a expressarem suas opiniões, preocupações e ideias livremente, sem medo de críticas ou represálias.
  • Treinamento: Oriente sobre como fornecer feedback construtivo, focado em comportamentos observáveis e impactos positivos, e como receber fazer devolutivas de forma receptiva e proativa.
  • Processos e rotinas: Implemente avaliações de desempenho regulares, reuniões individuais (1:1), sessões de conversas em equipe e pesquisas de clima organizacional. Esses processos garantem que o processo seja regular, consistente e orientado para objetivos específicos.
  • Avaliação 360º: O feedback não pode acontecer apenas de cima para baixo (de gestores para colaboradores), mas também de baixo para cima e entre pares. Isso permite uma visão mais abrangente do desempenho e das necessidades de desenvolvimento de cada indivíduo.
  • Desenvolvimento: O objetivo do feedback não é apenas corrigir erros, mas também reconhecer pontos fortes e identificar oportunidades de crescimento e aprendizado. Destaque como as conversas podem ajudar os colaboradores a alcançarem seu potencial máximo e avançarem em suas carreiras.
  • Ferramenta de gestão: Tenha uma visão única dos colaboradores a partir de dados estruturados e pesquisas personalizadas. A Culture Amp, por exemplo, oferece insights e planos de ação poderosos para uma tomada de decisão precisa e mensurável, que combina dados de engajamento e desempenho para te mostrar um panorama completo dos colaboradores.

 


Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.

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