Não é novidade que as equipes de RH e as lideranças precisam pensar em ações efetivas para manter e aumentar o engajamento de funcionários.
Isso porque pessoas comprometidas e engajadas estão mais emocionalmente envolvidas com as suas funções, “vestindo a camisa”, tendo senso dono e sempre procurando as melhores soluções para resolver os problemas e crescer junto com as empresas.
Mas o comprometimento é uma via de mão dupla. Afinal, para ser comprometido, é preciso, primeiro, se sentir motivado.
No contexto empresarial, por exemplo, a motivação faz com que as pessoas permaneçam mais tempo nas organizações e sejam muito mais produtivas e engajadas – enquanto as empresas se tornam mais bem sucedidas e entregam mais resultados para o mercado.
De acordo com Stephen Harding, especialista em pesquisas organizacionais, o engajamento de funcionários atua em 3 dimensões de conexão:
Além disso, especialistas afirmam que profissionais engajados podem aumentar em até 4,5% o faturamento do negócio.
Mas a pergunta que fica é a seguinte: como as empresas podem ser realmente efetivas nesse engajamento?
O engajamento de funcionários é todo esforço e iniciativa que visa contribuir, colaborativamente, para o sucesso da empresa.
Em outras palavras, colaboradores engajados possuem senso de dono, trazem entusiasmo, paixão e energia para o trabalho e são comprometidos com os objetivos do negócio, contribuindo assim para os resultados positivos da empresa.
No entanto, é preciso lembrar que as ações de engajamento, para serem realmente efetivas, precisam ser adaptadas às motivações de cada individuo.
E para te ajudar com isso, reunimos neste artigo 5 dicas valiosas para garantir o engajamento de funcionários:
Para conquistar o engajamento de funcionários, é preciso existir, primeiro, a sensação de pertencimento.
E isso só acontece quando as expectativas e as realidades se complementam. Imagine, por exemplo, um profissional que foi contratado como social media, mas no dia a dia precisa mexer com planilhas, fluxos de e-mails, textos de blogs, escopos administrativos etc.
Dificilmente ele se sentirá engajado e alinhado com as suas funções na organização, não é mesmo?
Por isso, é importante que, desde processo de admissão, as funções estejam claras para todos os envolvidos. Além disso, o feedback é outro fator essencial nesse item, isso porque eles ajudam os colaboradores a exporem seus desejos, sentimentos e vontades.
Ou seja, a dica para ter colaboradores engajados, portanto, é ter uma relação transparente e uma cultura de feedbacks realmente efetiva.
Você sabia que problemas com as lideranças são um dos principais fatores de desmotivação dentro de uma empresa?
Isso acontece porque, muitas vezes, os profissionais estão cercados por gestores autoritários, controladores e centralizadores, que dificilmente oferecem a autonomia e a confiança necessária para que possa surgir o engajamento de funcionários.
Por outro lado, as lideranças humanizadas ajudam a aumentar a satisfação, o bem-estar e a felicidade dos profissionais dentro do ambiente de trabalho. Inspirando seus times e criando, dessa forma, um vínculo de colaboração, motivação e engajamento.
A nova geração de profissionais é motivada, sobretudo, por valores e propósitos.
Nesse sentido, os colaboradores precisam ter clareza sobre qual é o seu propósito desde o momento da contratação para que possam estar engajados com o objetivo da empresa e trabalhar em prol dele.
A dica prática aqui é: tenha em mente os impactos e os objetivos do propósito da sua empresa e deixe isso claro para todos os colaboradores desde o processo seletivo. Dessa forma o engajamento, certamente, será maior.
Sem processos bem definidos, os colaboradores ficam perdidos. Afinal de contas, ter que desenhar um novo processo de realização e entrega toda vez que uma surge uma nova demanda, acaba gerando retrabalho e a sensação de estar sempre andar em círculos, sem evoluir.
Outro impacto negativo é não ter um parâmetro para poder comparar a produtividade, a evolução e o tempo disposto a cada projeto. Por isso, dar segurança para o colaborador e otimizar seu trabalho por meio processos bem definidos é algo essencial.
O colaborador precisa ter um plano de carreira para poder se engajar nas ações da empresa.
Trabalhar sem perspectivas de crescimento pessoal e profissional traz a sensação de estagnação e isso acaba com qualquer chance de engajamento.
Portanto, é preciso ter um plano de carreira claro, falar quais os principais objetivos que eles precisam atingir para crescer na empresa, incentivar o desenvolvimento pessoal e ter um plano de desenvolvimento individual.
Além disso, os trabalhos bem executados precisam ser reconhecidos para gerar motivação.
Isso porque saber que o trabalho é valorizado na empresa faz com a pessoa sinta que está no caminho certo. Para isso, pode ser criado um mural público para reconhecimentos, um espaço em reuniões ou até mesmo repassar feedback positivo em 1:1s.
Agora que você já sabe a base para o engajamento de funcionários, que tal baixar o nosso ebook sobre escuta ativa e entender como essa ferramenta impacta na performance corporativa, aumentando, entre outras coisas, a produtividade das equipes?
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