A Gestão de Seguros é uma das atribuições do RH dentro de uma empresa que influencia na proteção dos ativos, a continuidade das operações e a estabilidade financeira da organização.
Mas, algumas partes dessa responsabilidade podem passar despercebidas, o que pode levar a erros que comprometem a segurança e o planejamento financeiro.
De acordo com uma pesquisa de Oxford, apenas 1 em cada 10 negócios brasileiros contrata algum tipo de seguro corporativo, o que revela uma lacuna na abordagem dos riscos.
Para ajudar nessa missão, separamos os 20 erros frequentes que o RH comete na hora de escolher, contratar e gerenciar na Gestão de Seguros da sua empresa:
1. Subestimar os riscos: não avaliar adequadamente os riscos pode levar à contratação de seguros inadequados. pesquise bem antes.
2. Riscos de desastres naturais: ignorar a possibilidade de desastres naturais, como inundações ou deslizamentos, pode deixar a empresa ou os colaboradores vulneráveis.
3. Seguros para riscos cibernéticos: com o aumento das ameaças digitais, a falta de seguro cibernético pode expor a empresa a grandes prejuízos. Aproveite e leia Riscos Cibernéticos: como o Seguro Cyber protege sua empresa?
4. Seguros para eventos especiais: para empresas que realizam eventos, a falta de seguro específico pode ocasionar perdas significativas em caso de imprevistos.
5. Cobertura para transporte de mercadorias: ignorar a necessidade de seguros para o transporte de bens pode resultar em grandes perdas em caso de acidentes, roubos ou furtos.
6. Escolher a apólice mais barata: focar apenas no preço pode resultar em coberturas insuficientes ou inadequadas. Avalie a melhor opção.
7. Não consultar uma corretora especializada: a ausência de orientação especializada pode levar a decisões inadequadas e até irreversíveis.
8. Confundir seguros pessoais com empresariais: as necessidades de cobertura variam entre pessoas físicas e jurídicas, e confundir essas demandas pode gerar problemas.
9. Seguro de responsabilidade civil: este tipo de seguro é necessário para proteger contra ações judiciais e indenizações.
10. Não incluir coberturas adicionais: deixar de adicionar coberturas complementares, como para riscos ambientais ou danos indiretos, pode resultar em brechas na proteção.
Veja também: Seguro corporativo: quais são os tipos de cobertura?
11. Não revisar periodicamente as apólices: a falta de revisão pode significar que a cobertura não acompanha mudanças no perfil de risco. pesquise o mercado e seus colaboradores.
12. Atualização dos bens segurados: não atualizar a lista de bens pode resultar em uma cobertura inadequada.
13. Mudanças relevantes ao segurador: alterações nas condições de risco da empresa devem ser comunicadas para a seguradora, pois em caso de sinistros, você pode ficar sem cobertura.
14. Esquecer de renovar a apólice: a falta de renovação pode deixar o segurado desprotegido. atente-se aos prazos.
15. Desconhecer os prazos de carência: não entender os períodos de carência pode levar a situações em que a cobertura não é efetiva quando necessário.
16. Falta de planejamento financeiro: não prever os custos com seguros pode comprometer o orçamento. tenha uma gestão controlada e utilize ferramentas para ajudar na organização do planejamento.
17. Pesquisa interna: não envolver todas as equipes no processo de Gestão de Seguros pode resultar em coberturas desnecessárias.
18. Desconhecer as cláusulas de sinistros: não entender os procedimentos e prazos para acionar o seguro pode atrasar ou impedir a indenização.
19. Assistência 24 horas: não incluir assistência 24 horas pode dificultar a resolução rápida de sinistros em momentos críticos.
20. Auditorias na Gestão de Seguros: a ausência de auditorias pode impedir a identificação de falhas e a melhoria contínua da Gestão de Seguros.
Se precisar de ajuda para identificar a cobertura de Seguro Corporativo ideal para sua empresa, o BWG pode ser sua solução. Confira alguns dos serviços oferecidos:
BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.
Erros de comunicação interna podem comprometer significativamente o desempenho de uma organização. Isso ocorre porque…
Você conhece os tipos de comunicação interna e o impacto que podem ter na rotina…
Já pensou que uma plataforma de comunicação interna pode ser o que falta na sua…
Você já reparou na quantidade de ruídos de comunicação que acontecem nas empresas? E no…
Gestão de saúde é mais que um conjunto de iniciativas pontuais. Ela envolve a criação…
Benefícios flexíveis são uma excelente forma de atrair e reter talentos em um mercado de…
Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Leia mais